terça-feira, maio 30, 2006

A arte agindo no mundo real

Semana passada fui assitir a um debate sobre arte de rua e intervenção urbana na ESPM. Um dos caras era o Zezão, grafiteiro que está bastante falado nos últimos tempos (merecidamente). Se alguém não sabe, ele é aquele cara que faz umas figuras abstratas azuis, geralmente em espaços sujos, esquecidos e marginalizados da cidade, tentando chamar a atenção e levar um respiro de arte para esses lugares. Nota 1000. Se não conhece, não deixe de abrir esse site:

http://www.lost.art.br/zezao.htm

Também estava lá um cara (esqueci o nome, sorry) envolvido no movimento contra o despejo das famílias da Prestes Maia. Essa é uma história que já está rolando há um tempo, uma briga danada, já saiu na grande mídia (que como sempre só mencionou o assunto no dia que teve confronto com a pólícia - o tal do 'espetáculo' que ajuda a vender - e depois esqueceu). Tem uma galera boa envolvida, advogados, artistas, e as famílias estão unidas e organizadas. A idéia dos artistas é levar diversão e dignidade para lá, então eles organizam projeções de filmes, os grafiteiros fazem seu trabalho (até o Rui Amaral já foi)...e a briga continua. Eu confesso que não estou 100% por dentro, fui lá no prédio uma vez só, antes mesmo a briga com a polícia, mas voltei a acompanhar por aqui:

http://integracaosemposse.zip.net/

Saindo da ESPM, dei de cara com o Celso Gitahy!


Uma das espaçonaves do Celso, voando na Vila Mariana (muro vizinho à Belas Artes, onde ele estudou). Foto General Cluster (aka EuMesmo)