quinta-feira, maio 25, 2006

Dicas do Rica!

1- Vale muito a pena assitir o documentário A Pessoa é Para o Que Nasce, que saiu em DVD. Mostra três velhinhas cegas de Campina Grande, que ganham a vida cantando nas ruas. A fotografia e a edição são muito boas, as músicas também. Elas cantam usando apenas ganzás como acompanhamento, mas o filme às vezes coloca um fundo musical bem suave (by Hermeto Pascoal - sim, é suave!) , e é impressionante como isso aproxima as músicas do universo mais 'pop', no bom sentido. É uma boa aula para um leigo sobre qual é a função da trilha num filme, ou do acompanhamento instrumental duma canção (sim, o baixo e a guitarra têem funções muito diferentes!).
Também é muito boa a opção do diretos de mostrar os efeitos de sua própria interferência na vida das velhinhas: a 'fama', viagens, algumas ilusões (que não vou contar aqui...).

2- Maior vacilo, outro dia coloquei um post sobre o Garganta da Serpente e não falei que a Paula Valéria Andrade está lá! A 'PV', como a chamo, é uma parceira de ouro da Caravana - dá dicas, broncas merecidas, criou o nome 'Sprays Poéticos', a idéia do logo, já trocamos letras, poemas e milhares de e-mails (ela mora em San Francisco, onde faz importantes cenários para teatro, produções, e nas horas vagas ganha prêmios por sua poesia).

Adoro poesia feita por mulheres, tem um toque diferente. Vai lá:

www.gargantadaserpente.com/toca/poetas/paulavaleriandrade.shtml