quinta-feira, setembro 07, 2006

Banksy e a arte do stencil

Agito na Inglaterra

Saiu até na UOL a última ação do ousado artista que atende por Banksy. O cara fez intervenções bem radicais na capa do último disco da magrela da Paris Hilton, e espalhou por aí...nada demais para quem já aprontou até dentro de grandes museus! A técnica que ele usa é o stencil, e obviamente ele é bastante admirado pela nossa galera (meus amigos de Sprays Poéticos).

Uma coisa bacana do stencil é que ele permite que a ação seja feita muito rapidamente, e que pessoas sem grande treinamento artístico possam deixar sua mensagem. Portanto, ele acaba sendo usado para as manifestações mais radicais, mais politizadas.

Enquanto isso na Argentina...

Por exemplo, vivitei uma exposição de stencil muito bacana em Buenos Aires, e pude ver que por lá essa é a técnica principal de street art, e que a preocupação puramente estética não é o foco, e sim o protesto, o comentário sobre alguma situação.

O material que vi nessa expo foi lançado em livro, com o divertido nome de Hasta La Victoria, Stencil! (trocadilho com Che Guevara...).

Aqui no Brasil, especialmente São Paulo, o stencil foi importantíssimo no primeiro momento forte da cultura de graffiti, no início dos anos 80, através de Alex Vallauri, Maurício Villaça e seus amigos e seguidores. Acabou se desenvolvendo uma estética toda especial, única no mundo, que tenho a felicidade de acompanhar de perto.

Links que valem ouro

Um cara que na minha opinião faz a ponte entre o stencil mais 'artístico' brasileiro e o mais politizado do resto do mundo é Ozéas Duarte, sempre citado por aqui.

Mais stencil argentino (e vários links bacanas) podem ser encontrados aqui.

E galerias de stencil de artistas do mundo inteiro (inclusive os nossos) podem ser encontradas aqui.

Inté!!! E hasta la victoria...Rica P

1 Comments:

At 9:06 AM, Anonymous Anônimo said...

General, obrigado pela citação.
Agradecido!
Vc sempre generoso, abçs.

 

Postar um comentário

<< Home