segunda-feira, dezembro 11, 2006

Beatles 'Love'

Uma decepção o disco ‘Love’, com músicas dos Beatles. A idéia parecia tão boa, pegar as gravações originais dos 4-Fantásticos e misturar tudo (a idéia É boa!), criar uma ‘paisagem sonora’...mas o resultado é fraquinho. O lendário George Martin e seu filho co-produtor tomaram uma posição de reverência, e o que poderia ter virado o maior mashup de todos os tempos (e autorizado!) virou mais uma coletânea, com um fru-fru aqui, outro ali.

Tiraram a guitarra-base de Because, grande coisa...Yesterday intacta, só com um violão de Blackbird no começo...um acorde de Hard Day's Night perdido...quase nada que surpreenda. Aqui em casa num G3 já fiz coisa bem mais radical (misturar Piazzolla com um violonista africano, por exemplo), imagina o que não poderia ter feito um George Martin com o arquivo dos Beatles numa mão e a última tecnologia na outra!

Na verdade fui ingênuo em esperar algo especial: trata-se da trilha para um espetáculo do Cirque du Soleil. It’s business.

Os fãs ‘de carteirinha’ (daquelas expressões que denunciam a idade) gostaram, justamente porque não chutaram a obra santa. Mas prefiro vê-la como uma santa-capeta, que deixou como legado o não-conformismo e a liberdade. John teria gostado bem mais se tivessem bagunçado tudo!

Fico com a opinião desse crítico da Newsweek: botar a maluquice-bizarra-experimental de I Am the Walrus sem mudar nada é negar o próprio espírito da canção.

Fico com o Danger Mouse e seu Grey Album!!!!

____

. Grey Album é um 'mashup' do álbum Branco dos Beatles com o Black Album do Jay Z;
. se você não tem nada dos Beatles, este 'Love' é uma ótima coletânea! A qualidade do som é fantástica;
.tem um outro disco do George Martin chamado In My Life que é mais ousado. Tem altos e baixos, mas vale por A Hard Day's Night transformada num jazz-sexy, com a atriz Goldie Hawn nos vocais, por A Day in The Life com Jeff Beck na guitarra e a já citada I Am the Walrus, agora sim em versão corajosa, com nada menos que Jim Carrey (!?!?) nos vocais, e mandando bem! Saiu aqui em CD.