domingo, junho 10, 2007

E enquanto isso em SP...

Lançamento duma antologia que parece bem legal na Casa das Rosas, de poesia catalã:

12 POETAS CATALÃES
Organização e tradução de
Josep Domenech Ponsatí e Ronald Polito
SERÁ LANÇADO DIA 14 DE JUNHO, QUINTA-FEIRA, NA CASA DAS ROSAS

O livro 12 POETAS CATALÃES será lançado no dia 14 de junho, às 20 horas, na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, Paraíso - Tel.: (11) 3285-6986). Os tradutores do volume farão uma leitura de poemas selecionados, em português e catalão, comentando também o trabalho de organização em geral do livro.

A antologia 12 POETAS CATALÃES, ora publicada pela Lumme Editor, será certamente uma das poucas edições de literatura catalã no Brasil em 2007 . Ela tem a intenção de divulgar um conjunto específico de poetas, pertencentes a certo período cronológico da poesia catalã no século XX.

São poetas nascidos no período de 2 décadas, cujas obras se situam depois das produções das vanguardas históricas que se estenderam até o meio do século XX. Optou-se, também, por traduzir 6 poemas de cada autor, de forma a permitir um conhecimento um pouco maior de seu trabalho.

A edição, com projeto gráfico muito cuidado do editor, escritor e artista plástico Francisco dos Santos, apresenta na capa detalhe de um desenho de Narcís Comadira, também reconhecido artista plástico na Catalunha. Dentro, em folha solta, o desenho em 4 cores, para que o leitor possa ter uma bela gravura disponível.

a propósito, um dos meus poetas favoritos é o catalão Joan Brossa...